Apenas a 24 quilómetros da cidade de Kuching, região de Sarawak , a região mais próxima da Malásia continental encontra-se o Centro de Recuperação de Orangotangos de Semenggoh.
Orangotango significa ” homem da selva ” em malaio , devido ao seu tamanho e aos seus comportamentos muito idênticos ao do homem.
Esta espécie, única no mundo, vivem apenas em liberdade na ilha de Bornéu e na ilha de Sumatra, transformando estes destinos lugares especiais para os vermos com os nossos olhos no seu habitat natural.
Infelizmente, como os elefantes selvagens do rio Kinabatangan, o chamado Elefante Pigmeu, que estão prestes a extinguirem-se do mundo, os orangotangos do Bornéu também são os últimos orangotangos observáveis no seu ambiente natural, estando também em extinção.
Tudo isto se deve ao aumento do desmatamento das florestas no Bornéu para o cultivo de palmeiras para extração do óleo de palma, destruindo o seu habitat natural, e à caça furtiva ilegal ainda praticada na ilha.
Com isto criaram-se parques/centros, onde o objetivo passa por proteger e atender todas as necessidades dos animais resgatados destes incêndios ou de caçadores furtivos, num habitat de semi-liberdade .
Escolhemos o centro de Semenggoh!
Este centro está muito bem preparado, parecendo um pedaço de floresta onde tínhamos estado no Parque Nacional de Bako.
A sua visita pode ser feita duas vezes por dia , às 9:00 e às 15:00. Nestes horários os seus tratadores alimenta-os e é quando existe mais possibilidades de vê-los.
Pode percorrer também os diferentes caminhos que percorrem o centro e, se tiver sorte, podem-se cruzar com mais orangotangos e observar como eles interagem longe de nós.
Vê-los é um momento mágico , mas os seus sons tornam tudo real. Escutar o verdadeiro ruído da selva, o estalar dos galhos, a sua comunicação… é espetacular!
Para a nossa filha foi um dos momentos mais altos de toda a viagem!
Como chegar ao centro
De Kuching é bastante fácil. Pode apanhar o autocarro K6- Sarawak Transport Company, na estação Nrº 2, que demora cerca de uma hora para chegar ao centro. Este autocarro tem o custo de 4 MYR por pessoa.
O primeiro do dia é ás 07:15h da manhã, tendo o seu regresso às 10:15h.
Pode apanhar também um táxi da cidade até ao parque.
Do estacionamento, caminha cerca de 10 minutos até chegar à porta de acesso ao centro, onde terá de pagar 10 MYR pela. Aqui também receberá todas as informações sobre a vida dos orangotangos, as suas idade, afiliação etc.
Onde dormir
Este parque possui bungalows para os visitantes que quiserem lá dormir, tornando a experiência ainda mais única.
Veja todas as informações sobre o parque aqui
Leia aqui o resto da nossa viagem: Bornéu-Desbravar a selva em família