Uma vila pacata, ruelas pitorescas bem conservadas, uma simpática povoação de pescadores que habitam em pequenas casas brancas e excelentes praias numa das melhores zonas do nosso país, assim poderíamos descrever  Porto Covo.

Porto Covo já foi destino escolhido por nós várias vezes. Perfeita para escapadinhas, a vila de Porto Covo recebe-nos sempre tranquila, ensolarada e com um ambiente em que sentimos que estamos de férias. E para crianças é perfeita!


Onde fica

A vila de Porto Covo faz parte do concelho de Sines, inserida no privilegiado Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Esta vila fica a cerca de 170 km de Lisboa;  440 km do Porto; 180 km de Faro.


Onde dormir

Porto covo é demarcado por edifícios baixos, pitorescos e de pequenas dimensões, por isso o alojamento típico passa pelas casas de alojamento local, rústico ou rural, que poderá reservar no site do Airbnb.
A vila possui também um empreendimento turístico acessível, Hotel Apartamento Porto Covo, onde terá ao seu dispor um hotel ecológico com uma bela piscina.
Bastante central e com ótimas condições tem também o Parque de Campismo de Porto Covo que foi onde ficámos. Aqui poderá alugar um Apartamento, um Mobile Home ou poderá acampar. Nós alugámos um Mobile-Home para 3 pessoas. Veja os preços aqui.

O parque de campismo de Porto Covo é um parque limpo, bem organizado, com bons acessos e limpeza, e com bons serviços desde mini-mercado, café com refeições, piscina, espaços com sombra, jardim infantil e salas de convívio.
É também muito bem localizado pertissímo do centro de Porto Covo. Nós conseguimos estacionar o carro e não utiliza-lo nos dias em que lá estivemos, pois conseguíamos ir a todo lado a pé, até para a praia.


Onde comer

Restaurante Zé Inácio, Porto Covo
Pizzeria Restaurante La Bella Vita, Porto Covo
Taska do Xico, Porto Covo


 O que visitar em Porto Covo

Centro de Porto Covo

Largo Marquês de Pombal (do século XVIII)  inspirado pelo estilo pombalino. Aqui poderá encontrar um centro turístico com ruas paralelas e perpendiculares encontrando comércio, restauração e áreas de jardim acontecendo por aqui muitas vezes atividades para todos como variados espetáculos. Um local para relaxar e visitar as pequenas lojinhas que por lá se encontram.

Baía de Porto Covo

Admire as embarcações desta região de pescadores, e aqui poderá contratar passeios marítimos e de visitas guiadas à Ilha do Pessegueiro, a ilha que inspirou o músico Rui Veloso a escrever uma composição, sendo esta totalmente desabitada, reino das gaivotas. Visitas guiadas à Ilha do Pessegueiro de 15 de Julho a 15 de Setembro a partir de 10€.

A poucos quilómetros de Porto Covo poderá visitar também: Vila Nova de Milfontes; Praia de São Torpes; Badoka Park; Sines.


Praias em Porto Covo

Porto Covo é um destino popular entre os turistas portugueses que são seduzidos pelas magníficas praias da costa vicentina. Óptimas para toda a família, com águas um pouco frias mas revigorantes.

Praia da Samoqueira

A Praia da Samoqueira, protegida por rochedos e falésias que realçam a sua singularidade. Aqui pontualmente formam-se pequenas piscinas naturais, óptimas para os mais pequenos. Na maré baixa podemos ver várias grutas.
De fácil acesso e com estacionamento.

Praia do Serro da Águia

A poucas centenas de metros da praia da Samoqueira, está a pequenina Praia do Serro da Águia. Uma deliciosa praia de enseada, rochosa, de mar tranquilo e resguardada de ventos pelas falésias altas. Acedida por uma escadaria e com estacionamento por perto.

Praia do Salto

A poucos metros da praia do Serro da Águia, avista a Praia do Salto. Um pequeno recanto, de grande beleza e com vistas maravilhosas que nos convida ao repouso. O areal é protegido de ventos e oferece um mar calmo.

Praia Grande de Porto Covo

Com um areal amplo, de areias finas, vigiada e, com boa infraestrutura de apoio balnear, a Praia Grande situa-se na extremidade norte do centro urbano de Porto Covo, conseguindo ir a pé desde o centro.

Dica: O Parque de Campismo Yelloh Costa do Vizir fica a 500 metro desta praia. Com uma piscina, café, minimercado e restaurante.

Praia do Espigardeiro

Esta praia é de acesso difícil na maré alta, pois quase o areal desaparece e com a maré baixa formam-se pequenas piscinas naturais. É resguardada de ventos pelas falésia altas e oferece um mar sereno. Não é vigiada.

Praia do Banho

Bastante perto da parte urbana de Porto Covo conseguindo ir a pé desce o centro de Porto Covo, encontra a Praia do Banho, bem escondida, que acede por uma escadaria até às suas águas quentes. Não é vigiada.

Praia dos Buizinhos

A Praia dos Buizinhos fica a 350 metros para sul, de águas turquesas e quentes. A praia é abrigada de ventos e a partir das suas falésias têm vistas magníficas. Durante a maré alta o areal quase que desaparece.

Uma Vila perfeita para umas férias ou para uma escapadinha, com um bom ambiente onde poderemos levar as nossas crianças para relaxarmos, e daqueles destinos em que podemos estacionar o carro uma semana e fazermos tudo caminhando.