O bacon é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. Embora o seu uso seja mais comum na gastronomia americana, em Portugal também costumamos incluí-lo em inúmeras receitas. Seja numa sanduíche, num prato de massa ou numa pizza, este produto é uma verdadeira delícia que agrada tanto a adultos como a crianças. Mas é fundamental cozinhá-lo adequadamente para evitar que queime ou fique cru.
1. Pare de fritar o bacon
Em Portugal, o mais comum é cozinhar este alimento numa frigideira com óleo ou na grelha, mas o que muitos não sabem é que isso é um erro e que existe uma forma muito melhor de o preparar. Ao fritar o bacon, a gordura que ele contém derrete e começa a queimar rapidamente, perdendo a cor rosada e ficando praticamente carbonizado. E, embora muitas pessoas gostem do toque crocante, fritá-lo demais pode acabar com o seu sabor delicioso.

2. Comece a prepará-lo no forno
Nos Estados Unidos, cada vez mais pessoas preparam esta deliciosa carne no forno. Uma ação tão simples como colocar as fatias numa assadeira e ligar o forno pode mudar completamente o sabor do bacon, mantendo aquele agradável toque crocante e adquirindo um leve aroma defumado, sem deixar de lado o seu sabor requintado.
3. O conselho dos especialistas
Justin McChesney-Wachs, cozinheiro e fundador da Salt Pepper Skillet, partilhou com vários meios de comunicação que fazer bacon saboroso é fácil, desde que se abandone a frigideira e se use um forno em vez disso. Ele disse: «Não há dúvida de que a melhor maneira de cozinhar bacon é no forno. Depois de experimentar, tenho a certeza de que também ficará convencido. Assar o bacon também lhe dá a oportunidade de ajustá-lo à sua textura e crocância preferidas».
