A China apresentou o protótipo CR450, capaz de atingir uma velocidade de até 450 km/h durante os testes e operar em regime comercial a uma velocidade de 400 km/h. Graças às suas inovações tecnológicas únicas e ao seu design revolucionário, ele supera significativamente os seus concorrentes do Japão e da Alemanha. A China deu um passo gigantesco na revolução do transporte ferroviário com o lançamento dos seus protótipos CR450, um novo comboio de alta velocidade que promete redefinir os limites da velocidade sobre os carris. Com uma velocidade de teste de até 450 quilómetros por hora e uma velocidade operacional prevista de 400 km/h, este novo desenvolvimento tecnológico pode tornar-se o comboio comercial mais rápido do planeta, superando os famosos comboios de alta velocidade japoneses.
Um salto significativo para os comboios de alta velocidade
O comboio CR450 representa um salto significativo em relação ao seu antecessor, o CR400 Fuxing, que atualmente opera a uma velocidade de 350 km/h, segundo a agência chinesa Xinhua. Os novos protótipos apresentados em Pequim são apresentados em dois modelos: CR450AF e CR450BF, cada um composto por oito vagões, quatro com motor e quatro sem motor, de acordo com a CRRC Corporation Limited (CRRC), fabricante líder de comboios na China. Em comparação com os seus antecessores, a resistência operacional total do CR450 será reduzida em 22% e o peso diminuirá em 10%, esclareceu o Grupo Ferroviário Estatal da China.

Os comboios de alta velocidade distinguem-se pelo seu avançado sistema de tração com ímanes, refrigerado a água e constante, bem como pelo seu sistema de bogies fiável e altamente estável. Os comboios estão equipados com um sistema avançado de travagem de emergência multinível e mais de 4000 sensores para monitorização em tempo real dos sistemas principais, incluindo a carroçaria do vagão, o pantógrafo de alta tensão, o sistema de controlo do comboio e os sistemas de deteção de incêndios. Além disso, para um melhor reconhecimento de situações de emergência, foi utilizado um sistema «além do horizonte», esclareceu a CRRC.
O CR450 apresenta um novo design de bogie que minimiza a resistência aerodinâmica a altas velocidades, bem como um pára-choques dianteiro aerodinâmico de baixa resistência, um para-brisas aerodinâmico e materiais leves. Ele combina tecnologias avançadas de redução de ruído em várias áreas e frequências, o que reduz o ruído interno em 2 decibéis e aumenta o espaço para os passageiros em 4% em comparação com os seus antecessores.
Comparação com outros comboios de alta velocidade no mundo
O CR450 está significativamente à frente de outros comboios de alta velocidade atualmente em operação no mundo:
- O Shinkansen japonês, o icónico «comboio-bala», atinge uma velocidade máxima de 320 km/h nos seus modelos mais avançados, como o N700.
- O atual CR400 «Fuxing» chinês atinge uma velocidade de 350 km/h.
- O ICE 3 alemão pode atingir uma velocidade de até 330 km/h.

Influência global e expansão internacional
A China é líder não só em velocidade, mas também em infraestrutura ferroviária. Com cerca de 47 000 quilómetros de vias de alta velocidade, este país asiático tem a rede mais ramificada do mundo. Esta liderança reflete-se em projetos internacionais de sucesso, tais como:
- A ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung, na Indonésia, que transportou 4 milhões de passageiros desde outubro de 2023.
- A linha Belgrado-Novi Sad, que comemorou seu segundo aniversário em março, melhorando significativamente as conexões de transporte na região.
A importância destas conquistas levou Pequim a ser escolhida como sede do Congresso Mundial de Comboios de Alta Velocidade da UIC em julho de 2025, onde o novo CR450 foi uma das principais estrelas.
