A fortaleza Suomenlinna, também conhecida por ilhas de Suomenlinna, o que em finlandês significa Castelo da Finlândia (Suomi = Finlândia), foi construída em 1748, quando a Finlândia pertencia ao reino da Suécia.  Declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1991, estas ilhas, que são no seu total 6 mas das quais apenas 2 estão abertas para os turistas, oferecem vistas incríveis sobre o mar báltico,  baluartes originais e uma linha de defesa marítima com os seus muros de areia e canhões.

Chegar a Suomenlinna é bastante fácil. No píer/porto ao lado do Market Square, pode adquirir os bilhetes  nas máquinas de automáticas ou num balcão que existe para o efeito.
O preço do ferry, operado pela HSL (veja aqui), tem o custo de 3,20 €  por adulto I/V. Crianças até aos 7 anos não pagam, e dos 7-17 pagam metade do bilhete.
A viagem demora cerca de 15 minutos de travessia, e tem 12 horas para regressar. A última viagem de regresso parte da ilha às 2 da manhã.

O que visitar

 

Sendo uma ilha pequena consegue-se percorrer todos os locais a pé. Com boas infra-estruturas para carrinhos de criança e cadeiras de rodas, consegue-se desfrutar de todas as atrações da ilha.

Por lá não existem grandes monumentos ou pontos turísticos de grande impacto mas, toda aquela ilha está rodeada de construções históricas, donde pudemos observar os marcos das guerras e rivalidades que por ali existiram, pois funcionou durante muito tempo como fortaleza, devido à sua posição de entrada na cidade de Helsínquia para quem vinha pelo Mar Báltico.  Este visual sobre Mar Báltico compõem o cenário perfeito para umas horas agradáveis.
Retire um mapa no centro de informações à chegada e siga o roteiro.
Aconselhamos seguir as setas azuis, pois passa em todos os pontos de interesse.

Kustaanmiekka

Kustaanmiekka

 

Ponte entre as ilhas de Suomenlinna

King’s gate

Para saber mais da história da ilha visite os museus existentes.

A ilha é visitável todo o ano e todos os dias.
Fomos no Inverno e aconselhamos a levar roupa quente, pois é uma ilha fria e húmida.
Se for no Verão leve um lanche e passe por lá um dia, aproveitando as bonitas praias que existem.

 

ONDE FICAR HOSPEDADO

Nós não ficamos hospedados na ilha, pois a nossa visita rondou umas 3horas, mas se quiser ficar por lá mais tempo para relaxar existe um Hostel na ilha bem interessante. ( clique aqui )

A ilha é habitada, por isso encontra por lá um pouco de tudo.
Nós aconselhamos a ficar hospedado em Helsínquia. Veja aqui as nossas dicas