Nas redes sociais, tornou-se viral uma nova «técnica de limpeza» que promete deixar a máquina de lavar roupa como nova. Trata-se de colocar uma pastilha para máquina de lavar louça no tambor e iniciar o ciclo a 90 graus. Um vídeo que mostra como a água fica castanha no final da lavagem convenceu milhares de utilizadores de que este método elimina a sujidade acumulada. No entanto, os especialistas alertam que este conselho popular pode não ser tão inofensivo quanto parece. Como explica o My Home Book, que consultou especialistas em limpeza doméstica, o método consiste em iniciar a lavagem sem roupa, substituindo o detergente normal por uma pastilha para máquina de lavar louça. À primeira vista, o resultado parece eficaz: a água castanha dá a impressão de que removeu os resíduos do interior do tambor. Mas será que isso realmente funciona ou pode danificar a máquina de lavar?
Não recomendado

Um especialista da Associação Alemã de Cosméticos, Produtos de Higiene Pessoal, Perfumes e Detergentes adverte: «Em geral, não recomendamos o uso de produtos para fins diferentes daqueles para os quais foram concebidos. Quem o faz, faz-o por sua conta e risco». Neste sentido, também não recomenda a utilização de vinagre para limpar a máquina de lavar roupa, uma vez que «sendo um ácido volátil, pode danificar as peças metálicas e plásticas do aparelho». Apesar disso, ele reconhece que um ciclo sem roupa com uma pastilha de detergente para a louça não deve causar danos graves, se esse método não for abusado. No entanto, ele lembra que os detergentes para a louça e para a roupa, embora contenham agentes branqueadores à base de oxigénio, têm aromatizantes e ingredientes muito diferentes. Os detergentes para louça não se destinam a conferir aroma, ao passo que os detergentes para roupa sim, pelo que o efeito final pode ser indesejável.
De onde vem a «água castanha»?
Em muitos vídeos virais, a água no tambor após o ciclo de lavagem adquire uma tonalidade castanha escura. Segundo o especialista, isso não significa necessariamente que a pastilha «limpou» a máquina, mas pode estar relacionado com a acumulação de resíduos devido a uma sobredosagem de detergente ou a resíduos antigos. «Se o detergente for utilizado corretamente, esse sedimento castanho não deve formar-se», explicou. A OCU (Organização de Consumidores e Utilizadores) lembra que existem métodos mais seguros e eficazes para manter a máquina de lavar roupa limpa: realizar uma limpeza interna pelo menos quatro vezes por ano, verificar a borracha, o filtro e a caixa, bem como iniciar um ciclo vazio a 60 °C utilizando produtos especiais para limpar máquinas. Além disso, ela aconselha secar bem as juntas após cada lavagem para evitar o aparecimento de mofo e odores desagradáveis.
