Classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, abrangendo 24.000 hectares da área total, encontra-se no Norte de Portugal uma das regiões mais bonitas do mundo.O Douro Vinhateiro.
Considerada uma região vinícola de excelência, transformada pela fantástica interacção entre o Homem e a Natureza, podemos aqui observar a beleza dos socalcos vinhais espalhados por todo o percurso do cruzeiro.
Comprámos no site da Odisseias uma experiência de um cruzeiro de um dia que fazia o percurso Porto- Régua- Porto. (45€ por pessoa)
O primeiro trajeto Porto-Régua era feita de barco, e o segundo trajeto Régua- Porto era feita de comboio.
Bem cedo embarcámos,e logo após sairmos do cais foi-nos servido o pequeno-almoço que estava incluído no percurso.
Conforme o barco ia subindo o rio os nossos olhos já se encantavam com as paisagens deslumbrantes das margens do rio, onde podíamos contemplar as belas aldeias que estão construídas à beira deste rio precioso.
Todas estas aldeias são históricas e cada uma delas tem a sua história, sendo visíveis muitas vezes nas suas pontes de estilos diferentes mas que nos remontam para tempos distantes.
Passado cerca de duas horas de navegação chegámos ao primeiro desnível. Barragem de Crestuma-Lever (desnível 14m)
Esta barragem foi construída em 1985, para permitir a navegação do Porto até Barca D’Alva.
Ao chegarmos à barragem uma questão perguntamo-nos: por onde vamos passar? Ao longe, numa primeira observação parece demasiado pequena para um barco desta dimensão, mas com uma precisão milimétrica, o comandante consegue entrar. Assim que o barco entra, fecha-se a comporta atrás de nós e começa a subida.
A subida é feita rapidamente e num instante estamos “cá em cima” para prosseguimos viagem.
Por entre serpenteios criados pelo próprio rio vamos observando cada vez mais a beleza que toda esta zona nos oferece.
Aqui vamos observando as quintas senhoriais rodeadas de grandes vinhas, praias fluviais onde alguém se dedica à pesca e, passados alguns quilómetros chegamos à Barragem do Carrapatelo (desnível 35m).
A altura desta barragem é enorme ao contrário de Crestuma-Lever. Os 35 metros de altura transforma-a na maior eclusa do Douro e uma das maiores do mundo.
Este desnível impõe bastante respeito, olhamo-la cá de baixo e não conseguimos perceber como o barco a irá subir, mas quando a comporta fecha-se depressa a subimos, e o nosso coropo enche-se de adrenalina pois é um momento de grande admiração.
Chegados ao seu cimo, iniciamos a fase final do percurso até à Régua.
Aproximamo-nos do coração do Alto Douro Vinhateiro, considerado pela UNESCO em 2001 Património Mundial da Humanidade.
Neste percurso do rio passamos novamente por terras construídas junto ao Rio Douro, de uma beleza indescritível, com as suas pontes, a linha de comboio do Douro, as suas igrejas.
Por fim chegamos à Régua.
Saímos do barco encantados, e ali podemos ir a um restaurante ou comprar souvenirs.
De seguida o percurso faz-se de comboio.
Neste comboio tambem podemos admirar as lindas paisagens junto ao rio Douro.
Todo o seu percurso vai junto ao rio até à cidade do Porto, onde podemos também admirar outras zonas da cidade.
Chegados ao Porto, temos uma sensação de um dia incrível, encantados pelo que vimos e com a vontade de conhecer mais, e voltar a fazer mais passeios de barco, comboio ou mesmo de carro nas estradas junto ao Douro.
Curioso sobre mais destinos em Portugal? Veja aqui