Consulta do Viajante
Sempre que marcar uma viagem para um destino longínquo dentro ou fora da Europa, deve recorrer a uma consulta médica do viajante. E pelo nosso sistema de Serviço Nacional de Saúde (SNS) poderá encontrar este serviço pagando, normalmente,uma taxa moderadora de 5€.
Esta consulta é realizada por um médico especialista em doenças infecciosas, medicina tropical e saúde pública que, conforme o destino que escolheu, lhe dará todas as informações dos cuidados de saúde necessários para viajar para esse mesmo país, a vacinação recomendada ou obrigatória imposta pelo mesmo país, e falará um pouco sobre as possíveis doenças e todos os cuidados que deverá ter ao viajar para esse mesmo destino.
Na sua conversa com o médico especialista serão tidas em conta uma série de medidas preventivas, nas quais se incluem:
Dica: contacte o seu centro de saúde e informe-se do hospital mais próximo para realizar esta consulta.
Vacinação
Dependendo do destino de férias, se viajar com crianças e/ou grávida para um destino exótico, por exemplo, esta é uma das precauções que deve ter em conta, a vacinação.
No leque de vacinas mais frequentemente indicadas destacam-se as vacinas contra a cólera, difteria, encefalite japonesa, hepatite A, hepatite B, gripe, raiva, tétano e febre tifóide. Algumas destas vacinas estão incluídas no Plano Nacional de Vacinação, outras serão pagas pelo viajante no próprio centro de vacinação internacional, ou compradas na farmácia e administradas no mesmo centro.
O Regulamento Sanitário Internacional estipula que a única vacina que é exigida aos viajantes é a vacina contra a febre-amarela. Esta deverá ser realizada, no mínimo 10 dias antes da viagem e, segundo o despacho da DGS, a validade será para a vida aplicando-se aos certificados emitidos a partir de 11 de julho de 2016, bem como aos emitidos antes daquela data.
Após a sua administração deverá ser emitido um Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.
Nós, viajando com crianças recorremos sempre ao nosso sistema Nacional de Saúde, que é considerado um dos melhores do mundo, excluindo a hipótese de recorrer a uma clínica privada, pagando um pouco mais pela consulta.
Neste quadro abaixo deixamos os locais em Portugal onde se poderá dirigir, ou ligando para lá, dentro dos horários de atendimento.
Boa viagem!