O inverno é uma época em que muitas vezes temos de andar em superfícies escorregadias. Basta um momento de desatenção para que o passeio termine numa queda. Felizmente, existem maneiras simples de melhorar a aderência dos nossos sapatos à superfície.Andar em superfícies geladas e escorregadias é perigoso e pode resultar em quedas dolorosas e até mesmo perigosas. Como proteger a sola dos nossos sapatos para minimizar o risco?
Cole pensos rápidos na sola dos sapatos
O inverno é uma época em que andar em calçadas escorregadias se torna um verdadeiro desafio. Felizmente, existem muitas maneiras caseiras de melhorar a aderência dos sapatos. Uma delas é usar pensos rápidos de tecido, que podem ser colados na sola. Basta colar dois pensos em forma de «X» na sola. A desvantagem desta solução é a sua curta duração. Em dias chuvosos, os pensos descolam-se rapidamente, pelo que esta solução deve ser considerada temporária para dias secos e frios.

Use silicone e pare de escorregar
Outra maneira é usar silicone transparente, que geralmente é usado para vedar casas de banho. Adicionar algumas saliências de silicone às solas dos sapatos ajudará a criar uma superfície antiderrapante. Elas funcionarão como meias antiderrapantes. Esse truque é muito mais duradouro e pode ser usado em condições climáticas mais variáveis.
Soluções prontas contra o deslizamento
Quando todos os métodos caseiros não ajudam, vale a pena recorrer a soluções profissionais. Nas lojas, é possível encontrar adesivos e capas antiderrapantes que, graças à sua superfície especial, evitam o deslizamento. A vantagem deles é que são fáceis de «instalar» e mais duradouros do que as soluções caseiras.
