No concelho de Sintra, perto de Terrugem, existe uma cascata imponente que deverá ser visitada por todos os amantes de natureza.
Alimentada por um grande caudal de água proveniente da Granja do Marquês, possui uma beleza deslumbrante pela sua força e por se manter o seu estado natural.

Neste recanto podemos relaxar apreciando o som que a água provoca e observando toda a flora que a rodeia.

Embutida no meio de rochas, esta cascata está envolta de árvores, arbustos, heras e outras vegetações naturais que crescem em sítios húmidos.
No Inverno e Primavera, com a força da água, os banhos serão difíceis mas no Verão a cascata convida aos mesmos podendo desfrutar ainda mais deste recanto magnífico.

 


Como chegar

Para quem vem da zona de Sintra, antes de iniciar a A9, sair em direcção à Base Aérea e virar a esquerda no cruzamento. passam por cima da ponte, e entram novamente na estrada com direcção a Sintra. Assim que entrar na estrada de Sintra novamente irão ver o Restaurante Baião do vosso lado direito, cortar para aí, deixando os carros nesse pequeno largo. O caminho a seguir é feito a pé, descem a rua em alcatrão até ao seu final, virando sempre a esquerda, até chegar a fim e encontrarem do vosso lado direito um caminho de ervas.Passem-no, seguem por esse caminho em terra batida, sendo a cascata logo a seguir.

Para quem vem da zona de Mafra, na via rápida que liga Pêro Pinheiro à rotunda da Terrugem (a do Pingo Doce) um pouco antes do final da via rápida ter atenção ao restaurante (fechado) Baião e cortar para aí.
Ai estacionar o carro e seguir as indicações acima descritas.


Acessos

Esta cascata é de fácil acesso, mas se quiser vê-la no seu esplendor avisa-se que o piso é bastante escorregadio, pedindo atenção ao calçado que leva.
Tenha também cuidado ao trepar as pedras, pois são bastante escorregadias e não têm suporte.


Veja outras sugestões de cascatas aqui