Remoto, inexplorado, raro e incrível. Assim descrevemos o Bornéu!

Bornéu é a terceira maior ilha do mundo e seu território é dividido entre três países: Indonésia (a maior parte, a meridional), Malásia (a segunda maior parte, a setentrional), e Brunei ( a menor parte junto à parte da Malásia).
Para os amantes da natureza e de grandes aventuras, apenas dizer que seu nome evoca uma paisagem de selva virgem e fauna selvagem e, que apesar do processo de desertificação e destruição das suas selvas para o cultivo de óleo de Palma que infelizmente cada vez mais intenso que a ameaça, Bornéu continua sendo um dos maiores e mais paraísos naturais desconhecidos do mundo.

Nós viajámos especificamente para a região de Sarawak , a região mais próxima da Malásia continental, onde visitamos um santuário de orangotangos, atravessamos parte da selva a pé, e passamos várias noites no incrível Parque Nacional de Bako , lar dos macacos-narigudo (proboscis monkeys).

 


Como chegar

A melhor maneira de chegarmos a esta ilha é voar de Portugal para Kuala Lumpur- Malásia e daqui voar para a cidade de Kuching.
De Kuala Lumpur existem voos diários de baixo custo operados pela AirAsia; Malaysia airlines; e Singapore airlines.


Quando ir

Devido a ser uma ilha extremamente húmida e tropical o clima é bastante instável.
O período de chuvas vai de Setembro ate Janeiro, o período mais seco vai de Fevereiro ate Agosto. A temperatura é constante durante todo o ano mantendo-se entre 25ºC e 34ºC , tendo uma taxa de humidade perto dos 80%.

Nós fomos em Junho e chovia apenas durante a noite.


Informações

DIAS E HOTEL
5 dias; Bako National Park

MOEDA
Ringgit malaio- MYR

LÍNGUA
Malaio e inglês

DESLOCAÇÃO
Táxi; Autocarro; Barco


Documentação Necessária

Os cidadãos portugueses/ brasileiros não necessitam de visto para entrar na Malásia, desde que a estadia não exceda os 90 dias.
Os passaportes deverão ter um prazo mínimo de 6 meses de validade .


Saúde

Para esta viagem os riscos são moderados.
Aconselha-se a profilaxia da malária para quem for para as florestas e zonas de águas paradas.
Vacinação do SNS em dia, Hepatite A; Febre Tifóide, passadas na consulta do viajante.
Convém levar uma mini-farmácia para algum corte, indisposição, desarranjo intestinal, e também antibiótico passado pela médica na consulta do viajante.
Seguro de viagem.

Para mais dicas de saúde leia aqui


O começo de tudo

Estava nos nossos sonhos à muito tempo percorrer a selva do Bornéu e apreciar toda a sua fauna.
Um dos motivos fortes também a querermos conhecer este destino único no mundo era vermos com os nossos próprios olhos dois animais em vias de extinção e que só existem naquele local: Macaco narigudo e o Orangotango.

Chegado o dia partimos cedo do aeroporto Kuala Lumpur e passado 1.40h estávamos a aterrar no aeroporto de Kuching.
Antes de sairmos do aeroporto tínhamos que comprar o ticket, de preço único de 26 Myr, para apanharmos o táxi que nos levaria à estação de autocarros para seguirmos viagem. Estes ticket para o táxi são válidos para qualquer zona da cidade.
Pedimos ao taxista para se dirigir para a estação de autocarros Jalan Khoo Hun Yeang, e passado dez minutos estávamos na mesma estação.
Aqui apanhámos o autocarro Nº1 de cor roxa, que sai entre Jalan Market e Jalan Gartak de hora a hora (7h-17.30h), que nos levaria a kampung Bako. Este trejeto teve o custo de 3.5Myr por pessoa.
Quando chegámos ao nosso destino dirigimo-nos ao cais, onde comprámos os tickets para o barco que nos levaria finalmente ao Bako National Park. Todo este percurso demora cerca de 1.20h.


Bako National Park

Este foi um dos melhores parques que já estivemos em todas as nossas viagens.
Todo este parque está envolto em sons da natureza. Aqui os sons dos símios, de pássaros exóticos, de porcos selvagens, e de outras espécies misteriosas farão a delícia dos seus ouvidos e de repente estará dentro de um episódio espetacular do BBC.
O parque Bako também goza de umas vistas brutais sobre o Monte Santubong, que surge majestosamente do mar pelo Oeste, e nos proporciona pôr-do-sol incríveis.

Todo o parque, de milhares de hectares está aberto ao visitante, e com percursos delineados para podermos percorrer as suas trilhas a pé usufruindo da beleza da sua selva.
O parque possui também bungalows onde nos podemos hospedar. São cerca de 10 bungalows de madeira, inseridos no meio da vegetação, completamente isolados e de infra-estruturas simples mas bons para passarmos estes dias. Ficámos hospedados num deles e recomendamos MUITO.
O parque possui também um pequeno restaurante self-service muito barato, com alimentos básicos mas saborosos, mesmo para crianças. Existem omeletes, ovos fritos, pernas de frango, arroz e sobremesa.
Aqui também se vende água e outros bens de primeira necessidade.

Durante a nossa estadia neste parque fizemos todos os percursos existentes no parque. Estes percursos são duros devido à sua natureza completamente natural, onde as raízes das árvores, os declives e a vegetação está sempre presente. A humidade que também se sente não ajuda, pois estamos constantemente a suar e um percurso que demoraria uma hora a percorrer demora cerca de 3 horas.

Percursos disponíveis

A nossa filha fez todos eles com apenas 7 anos, e para ela foi a melhor viagem da sua vida!

No parque, no alpendre dos nossos bungalows ou na esplanada do restaurante, podemos também simplesmente ficar a relaxar enquanto observamos os macaco-folha-prateados, ou então os simpáticos e pachorrentos porcos barbudos de Bornéu, na sua constante procura de raízes e frutas.
Daqui podemos também observar o que mais desejámos, o curioso e narigudo macaco proboscis!
É uma emoção poder ver este símio ao vivo bem ali à nossa frente com as suas famílias.


No momento do seu check-in informe-se na receção sobre as visitas noturnas que realizam no parque.
Estas caminhadas são organizadas pelo guia do parque e tem o custo de 10 Myr por pessoa.
Durante esta atividade poderá ver imensos animais diferentes ao que estamos habituados e ficamos completamente rendidos no final do seu percurso. No Bornéu existe imensos animais que só costumamos ver na televisão.

Pode tomar banho também no rio em frente ao parque onde a água é quente quente, mas tenha atenção, por elas nadam crocodilos.


Pode também visitar num dia e voltar para a cidade, apanhando o mesmo autocarro até ao cais, e na volta apanhará o mesmo autocarro para o centro da cidade. Autocarro Nrº 1.


Visitar os Orangotangos de Semenggoh! Leia aqui o resto da nossa viagem