Provavelmente, nada nem ninguém nos conhece melhor do que o nosso telemóvel, pois este dispositivo está sempre connosco, onde quer que vamos. E não é só isso: nele guardamos todos os nossos segredos, ele conhece os nossos gostos e, em suma, sabe tudo sobre nós. Mas, curiosamente, essa ligação não é recíproca, porque, embora usemos o nosso smartphone todos os dias e a qualquer hora, especialmente no que diz respeito às funções e ferramentas que vêm por predefinição.
Hoje em dia, os telemóveis têm cada vez mais tipos de ligações destinadas a facilitar a nossa vida e, por isso, é muito importante, em primeiro lugar, saber para que servem e, em segundo lugar, como utilizá-las. Um dos exemplos é a letra N, que provavelmente já apareceu no seu dispositivo mais de uma vez. O ícone N que aparece no telemóvel refere-se ao NFC, ou seja, Near Field Communication (comunicação de campo próximo), que é uma tecnologia sem fios que permite trocar dados entre dois dispositivos que se encontram a uma distância muito curta, geralmente a poucos centímetros. A tecnologia NFC funciona por indução, criando um campo magnético com antenas espirais em dois dispositivos próximos.
Para que serve a NFC?
Apesar do seu raio de ação limitado, a NFC é muito útil para comunicações instantâneas e tem uma ampla gama de aplicações na vida quotidiana:

- A principal função é o pagamento móvel: esta é a aplicação mais popular e comum. Permite pagar compras em lojas e estabelecimentos, bastando aproximar o smartphone ou smartwatch do terminal de pagamento.
- Controlo de acesso e transportes públicos: muitos cartões de transportes públicos e cartões de acesso a escritórios ou edifícios estão equipados com um chip NFC. Ao aproximar o dispositivo, a entrada é rapidamente confirmada.
- Sincronização de dispositivos: permite ligar rapidamente dispositivos sem utilizar cabos ou Bluetooth. Por exemplo, ao aproximar auscultadores com NFC de um smartphone, estes ligam-se automaticamente.
- Leitor de identidades eletrónicas: os dispositivos Android podem utilizar NFC para ler o chip das identidades eletrónicas de última geração (DNI 3.0 ou superior), o que permite identificar a identidade ou aceder a serviços digitais.
- Troca de informações: embora seja menos comum para ficheiros grandes, esta função pode ser utilizada para trocar facilmente contactos, imagens ou links entre dispositivos.
É necessário desativar o NFC?
Atualmente, todos os smartphones estão equipados com a tecnologia NFC e, na maioria dos casos, ela está ativada por predefinição, embora no Android seja possível desativá-la (no iPhone, isso não é possível). Se está preocupado com o consumo de bateria desta função, para evitar pagamentos acidentais ou roubo de informação, pode ficar tranquilo.O NFC consome muito pouca bateria, pois tanto para pagamentos quanto para conexão com outros dispositivos é necessária uma autenticação ativa por parte do utilizador. Portanto, não há necessidade de desativar essa função, pois ela é uma das ferramentas mais úteis com que os telemóveis modernos são equipados atualmente.
