Sairmos do nosso horário diário por vezes pode alterar algumas coisas em nós e no nosso corpo. Na maior parte das vezes é quase impossível evitar estes sintomas, principalmente quando se realiza viagens de longas distâncias ou com várias escalas e voos de ligação.
Sintomas de jet lag
- Cansaço e irritabilidade
- Dificuldade em ficar acordado durante o dia
- Dificuldade em adormecer ou acordar a meio da noite e não conseguir voltar a dormir
- Perda de apetite
- Indigestão
- Problemas intestinais
- Problemas de concentração e memória
- Dores de cabeça
9 dicas para combater o Jet Lag
1.Descanse antes de viajar
Embarcar no avião descansado e com o sono em dia é a melhor forma de garantir que evitará sofrer muito com os efeitos do jet lag. A ansiedade de estar a embarcar em uma nova aventura e os preparativos finais podem atrapalhar no seu sono, mas descanse e durma bem para ir com as energias em dia.
Para a criança é fundamental este descanso, sem ele existe uma grande probabilidade de alguma irritação e fadiga nas próximas horas.
2. Ajuste o seu relógio assim que entrar no avião
Embarcou no seu voo e já pensa na hora que irá chegar? Ajuste o relógio para o horário do lugar que você vai conhecer e relaxe com o entretenimento que irá encontrar a bordo. Desta forma, o seu cérebro ficará avisado que vai entrar em um novo horário e num ritmo diferente.
Mas mantenha outro relógio sempre com as horas do seu próprio país, para perceber os comportamentos do seu filho face aos horários de sono e de fome.
3.Mantenha-se hidratado
Voar pode deixá-lo desidratado e, quando está desidratado, o seu corpo não está preparado para se ajustar a um fuso horário diferente. A hidratação é um dos factores chave não só para se sentir menos cansado, mas também para evitar o maior impacto do jet lag. Evite também ingerir grandes refeições, álcool ou bebidas com cafeína antes de dormir.
Nas crianças este passo é fundamental. Nos bebés dê mama mais vezes, e ofereça água constantemente. Nas crianças leve um copo com bebedor, encha de água e dê-lhe com frequência para ele beber.
4.Chegue ao novo destino durante a manhã
Nem sempre é possível, mas, uma boa forma de evitar o jet lag é desembarcar no seu novo destino pela manhã. Desta forma você já começará a sua nova aventura como se estivesse iniciando um dia normal do seu quotidiano, cumprindo o horário do país visitado.
Com a possibilidade de dormir no avião e chegar de manhã a outro país, ajuda a criança a adaptar-se melhor ao novo horário que terá nos próximos dias.
Se o seu voo for durante o dia e chegar de noite ao destino, tente entreter o seu filho na viagem, para quando chegarem ao local poderem ir para a cama todos em conjunto no mesmo horário.
5.Refresque-se
Quando chegar ao seu destino, tome um duche ou dê um mergulho.
Refrescar-se vai com certeza fazer-lhe sentir melhor depois de vôos longos e por vezes com escalas, e renovará as energias para aguentar mais algumas horas acordado.
Se o banho “quebra” o seu filho, lave a carinha dele algumas vezes ao dia para que a sensação fresca o ajude a sentir-se melhor.
6.Cumpra os horários do novo destino
Chegou ao seu destino pela manhã e agora quer descansar um pouco? Nem pensar nisso!
Para combater o jet lag, um dos maiores segredos é cumprir os horários do país que está a visitar.
Desta forma não sofrerá tanto e se adaptará com mais facilidade a uma nova rotina.
Se o bebé/ criança dormir uma sesta não tem mal, não deixe que durma é muito tempo. Cerca de uma hora é suficiente. E nessa primeira noite tentem ir cedo para a cama e todos à mesma hora.
7. Apanhe sol
Ao chegar ao seu destino, pode ver-se livre do jet lag mais rapidamente possível se enganar o seu cérebro através da exposição ao sol. Esta ação ajudará a regular o Ritmo Circadiano, que ajusta a hora de dormir e a hora de acordar no corpo humano.
Esta ação para a criança é satisfatória se não estiver demasiado calor.
8. Coma bem
Após chegar ao seu destino, coma refeições saudáveis com frutas frescas e vegetais para limpar o seu organismo das refeições servidas a bordo, na sua maioria com temperos fortes. Evite também cafeína e açúcar refinado no primeiro dia.
Para a criança faça o mesmo. Ofereça frutas suculentas, saquetas de fruta moída, e refeições leves.
9.Evite grandes atividades para o dia da chegada
O seu corpo estará a habituar-se a uma nova rotina, o seu cérebro estará cansado e a sua energia estará bastante reduzida, por isso aproveite este dia para algo mais tranquilo e controlado, para que não sinta alterações de humor nem se sinta de rastos devido à falta de descanso.
Para a criança é fundamental. Ela não aguentará o ritmo de um dia normal, estará certamente um pouco quebrada e com menos energia, mas é normal. No dia seguinte, depois de uma bela noite de sono poderão fazer o que estiverem planeado em conjunto.
Se procura uma aplicação para o seu telemóvel para o ajudar a combater o jetlag esta é a aplicação para si: Jetlagrooster
Nós já estivemos alguns destes efeitos, o pior deles foi na Papua pois a viagem foi bastante longa e os horários eram os opostos de Portugal. A nossa filha foi fazendo sestas durante os voos e chegou bem, nós, que nos mantivemos acordados, quando chegámos nem nos lembramos como adormecemos de tanto sono que tínhamos!
Mas por norma o Jet Lag costuma ser tranquilo e segundo alguns destes passos raramente os sentimos.
Boa viagem!